O que é site e por que você deveria criar um agora mesmo

Mãos femininas digitando em um teclado de notebook. | O que é e por que criar um site? - Superbiz

Imagine um lugar em que você pode divulgar informações importantes da sua empresa e aparecer para bilhões de pessoas. Parece bom, não é? Então, esse é um dos conceitos básicos de site!

Traduzida do inglês, a palavra site significa um lugar só seu, acessível de qualquer parte do mundo. Ou seja, um endereço pensado exclusivamente de acordo com os objetivos e necessidades do seu negócio; sem as limitações de caracteres e alcance das redes sociais.

Em uma definição mais técnica, um website é um conjunto de páginas acessíveis na internet e armazenadas em um servidor. Todas as páginas dependem de um domínio que dá nome ao seu site (www.superbiz.com.br, por exemplo); com divisões observáveis pela URL, www.superbiz.com.br/blog ou www.superbiz.com.br/sites-inteligentes.

Por que ter um site?

Há anos a internet vem se destacando e ganhando autoridade como principal fonte de informações. Atualmente, sempre que alguém quer saber de algo, adquirir mais detalhes sobre um determinado assunto ou quando precisa decidir onde comprar um produto, a internet é o principal meio de busca.

Através dela ainda podemos conferir a reputação, confiabilidade e o nível de qualidade de uma empresa. Também usamos a internet para encontrar soluções para os nossos problemas, sejam elas um produto ou serviço. E é aí que o seu negócio entra: se você não aparece nos resultados dessas pesquisas, certamente está perdendo vários potenciais clientes.

Existem algumas opções para criar a presença digital da sua empresa: redes sociais, Google Meu Negócio e outros. Mas uma das alternativas mais eficientes e profissionais é o site.

Uma identidade própria para a sua empresa

Diferente de uma página no Facebook, Twitter ou um blog gratuito, um site com domínio próprio, te possibilita a publicação de textos, fotos, vídeos e quaisquer informações importantes de forma muito mais ampla e única – com um layout só seu e sem limite de caracteres.

Seu site é cartão de visita e vitrine online da sua empresa. E se a primeira impressão é a que fica, mostre o que e como a sua empresa é com uma identidade atrativa e conteúdos de qualidade.

Liberdade e diversas possibilidades

Site institucional, blog, portfólio, loja virtual… Você escolhe o propósito e layout que vai atender melhor o seu negócio. Cada tipo tem suas características e vantagens para te ajudar a criar a presença digital mais adequada aos seus objetivos.

Independente da sua área de atuação e tempo de empresa, criar seu próprio endereço virtual é essencial para gerar mais credibilidade e confiança tanto para o público que ainda não conhece sua marca, quanto para quem está buscando mais informações a seu respeito.

Mais clientes

A internet é acessada diariamente por bilhões de usuários. Dificilmente é possível alcançar essa quantidade de pessoas de outro jeito. Dependendo do seu segmento, um site também te dá a liberdade de colocar seus produtos e serviços à disposição.

Mesmo que você não tenha uma loja online e não comercialize pela internet, o site cria um meio de comunicação oficial e mais direto com os seus clientes, abrindo possibilidades de relacionamento com a sua audiência. Ela poderá ter acesso às suas informações a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo; como se o seu negócio estivesse aberto 24 horas por dia.

… e, consequentemente, mais vendas!

A possibilidade de aumentar o número de visitantes e potenciais clientes no seu site é incrível. Mas não é só isso: criando um site, você passa a ter os acessos e métricas dele, podendo acompanhar o desempenho e a qualidade de cada página.

Sabendo a “opinião” de seus clientes e como eles reagem ao seu site, você poderá fazer ajustes e melhorias para que seu endereço represente os interesses de sua empresa da melhor forma possível e gere mais vendas.

E quais são os principais tipos de site?

Atualmente, a criação de um site é a estratégia mais fácil e barata para conquistar mais clientes. Além disso, oferece uma gama enorme de possibilidades: você pode ter uma “vitrine” virtual da sua empresa; um site com a finalidade de reunir seus projetos e trabalhos; e até mesmo uma loja que apresente seus produtos para toda a internet. A escolha, então, depende apenas da finalidade e da forma como você deseja se apresentar online.

Abaixo listamos os principais tipos de site e suas características para te ajudar a escolher aquele que definitivamente vai atender melhor os seus objetivos.

Site Institucional

Se o seu principal objetivo é divulgar sua empresa, um site institucional é a melhor opção. Ele funciona como um canal de comunicação oficial e centralizado, bem como uma extensão do seu espaço físico. Dessa forma, seu público sabe onde deve procurar informações e tirar dúvidas sobre os produtos e serviços que você oferece quando e aonde quer que ele esteja, não apenas no horário comercial.

O site institucional também ajuda a consolidar a imagem da empresa e passa mais confiança aos usuários. Quando um potencial cliente pesquisa algo no Google, certamente quer encontrar a resposta correta de forma rápida; e o site corporativo é a plataforma que transmite mais credibilidade a quem está acessando.

Do mesmo modo, o site está relacionado ao aumento da clientela porque nele é possível armazenar conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso faz com que a sua empresa seja a primeira solução a aparecer quando alguém pesquisar um problema dentro do seu segmento.

Portfólio

Se você é fotógrafo, designer ou profissional autônomo que presta algum tipo de serviço, que tal reunir todos os seus melhores trabalhos em um lugar só?

Criar um site portfólio te dá a liberdade de compartilhar fotos, vídeos ou áudios para divulgar frequentemente o que você faz. Bem como o institucional, um portfólio online aumenta a visibilidade do seu nome. Ele também faz com que você apresente uma imagem mais profissional e segura aos seus futuros clientes.

Blog

Em primeiro lugar, ter um conteúdo de qualidade é uma das partes mais essenciais de um site. É através dele que as pessoas são atraídas para o seu endereço. Ao fornecer informações importantes ao seu público-alvo, eventualmente você se torna referência nos assuntos que interessam aos clientes.

O blog pode ser um espaço independente para produzir e divulgar conteúdos ou apenas uma página dentro do seu site. O importante é manter um ritmo de publicações. Isso te ajudará a ser encontrado no Google, já que você terá vários posts que poderão surgir nos resultados das pesquisas.

Loja Virtual

Também chamado de e-commerce ou site de vendas, esse modelo é utilizado com a finalidade de vender produtos na internet. Pode ser utilizado tanto como a página principal do seu negócio quanto como uma sessão do site.

Esse modelo geralmente possui um layout padronizado. Isso serve para que o usuário tenha uma boa experiência e visualização de cada item. Também inclui outras funcionalidades, como o carrinho de compras e recursos para realizar o pagamento online.

A maioria dos consumidores pesquisa na internet antes de comprar e boa parte prefere fazer a compra online. Por isso, trabalhar com um e-commerce é um caminho muito proveitoso para alavancar as vendas do negócio.

O que é site e por que você deveria criar um agora mesmo

Qual é a estrutura de um site?

Independente do segmento ou tipo de conteúdo, no geral, um site possui uma estrutura padrão composta pelas seguintes partes:

Topo/Cabeçalho

É a parte superior da página. Contém o logotipo da empresa ou nome do profissional e menu com os nomes e links das páginas.

Corpo

É a parte em que o conteúdo é apresentado. A princípio, compreende a composição de textos, fotos, vídeos e/ou áudios. Na página inicial as informações costumam ser divididas em blocos para “divulgar” cada página e facilitar o entendimento do usuário.

Rodapé

É a barra localizada na parte inferior do layout que indica o fim de cada página. Pode conter informações de contato, mapa das páginas e logo da empresa responsável pelo desenvolvimento do site.

Resumindo

Em suma, independente do modelo do seu negócio, criar um site é imprescindível nos dias de hoje. Mesmo que você não venda pela internet, ter um espaço online personalizado é inegavelmente vantajoso.

Agora que você já sabe o que é um site e qual é o formato ideal para estar presente na internet, que tal fazer o seu?

É provável que você esteja pensando que criar um endereço online dá trabalho e custa caro, mas aqui na Superbiz temos planos que se adequam às suas necessidades e ao seu bolso. Então, pode contar com a nossa ajuda!

Deixe uma resposta