Estar presente no mundo online deixou de ser uma opção para as empresas. Com o desenvolvimento das tecnologias, facilidade de acesso e surgimento de diferentes possibilidades de negócios, o mercado mudou completamente nos últimos anos. Hoje, em meio a tanta concorrência, é cada vez maior a necessidade de destacar sua marca.
Divulgar sua empresa apenas nos meios tradicionais ou contar com a sorte de ter uma clientela fiel não é mais o suficiente para ter sucesso. É preciso divulgá-la para a audiência certa, no momento certo. E é aí que entra o conceito de Marketing Digital.
Antes de começar a ler, veja algumas tendências de marketing digital para este ano:
O que é Marketing Digital?
Antes de tudo, Marketing Digital corresponde a um conjunto de estratégias e ações de marketing realizadas no ambiente digital. É a forma como você apresenta e divulga sua marca, conceito e produtos/serviços online. Para isso, são utilizados canais como sites, blogs, mídias sociais, e-mail e os próprios motores de busca.
Essas práticas podem ser desenvolvidas tanto por empresas, quanto por pessoas físicas, organizações não governamentais (ONGs), instituições de ensino, igrejas, associações, etc. O grande segredo é utilizar os canais certos de acordo com cada público e aproveitar as infinitas possibilidades que a internet pode oferecer.
E por que você deve investir em Marketing Digital?
1. Para ser encontrado por potenciais clientes
Atualmente, bilhões de usuários acessam a internet todos os dias. Sempre que precisamos de um serviço ou pensamos em comprar um produto, consultamos os motores de busca. Como o Google, por exemplo.
Mas se você não está nas redes sociais ou nesses resultados, como pretende ser encontrado pelos seus possíveis clientes?
Através do Marketing Digital você cria sua presença online, aumenta sua visibilidade e, consequentemente, consegue gerar mais vendas.
2. Para segmentar melhor o seu público
Outra vantagem é a segmentação das suas ações. A facilidade de acesso e a quantidade de usuários trazem muitas novas possibilidades, mas também criam uma situação que pode ser um problema: você chega a pessoas que não têm o menor interesse em seus produtos e serviços.
Com os gerenciadores do Google, Facebook, Instagram, etc, você pode direcionar cada post/anúncio para alcançar o melhor público. Essa segmentação pode ser feita por idade, sexo, escolaridade, atividades do usuário e até mesmo de acordo com as interações dele no site da sua marca.
Não se engane: alcançar mais pessoas não é necessariamente um sinônimo de mais vendas. Afinal, se os seus anúncios não alcançarem as pessoas certas, você gasta dinheiro e não obtém o resultado esperado.
3. Para interagir com os seus clientes
Interatividade é uma das palavras de ordem do momento. Depois da popularização dos aplicativos de mensagens e chats para uso pessoal, passamos a contatar as empresas no que chamamos de comunicação bilateral.
Agora, é fundamental que as empresas disponibilizem canais de comunicação a fim de tirar dúvidas durante o processo de compra, comentários nas redes sociais e estejam abertas para receber feedbacks dos consumidores. De nada adianta se preocupar em oferecer um bom produto/serviço se você não nutrir um bom relacionamento com os seus clientes – e ouvir o que eles têm a dizer!
4. Para mensurar seus resultados
O Marketing Digital oferece diversas ferramentas (gratuitas e pagas) de relatórios para que você tenha total controle dos seus resultados. Através delas, você acompanha a quantidade de pessoas que visualizaram seu endereço, sua página, faixa etária, localização e muito mais.
Com isso, você pode mensurar cada ação e analisar se está investindo no público e no canal certo. Caso suas metas e objetivos não sejam satisfatórios, basta fazer pequenas alterações rápidas.
5. Para investir conforme o seu orçamento
Comparado às mídias tradicionais, que geralmente oferecem preços “tabelados” para cada serviço, o Marketing Digital apresenta soluções mais acessíveis e com melhores custos/benefícios. Ainda é possível variar o seu orçamento de acordo com o seu caixa disponível e suas necessidades.
Existe, sim, um valor mínimo de investimento (variável de acordo com o meio escolhido), mas ainda é muito mais baixo do que qualquer tipo de mídia offline. Como resultado, esse é um dos motivos principais da difusão de estratégias online de empresas de todos os portes e tipos de segmentos.
Seja qual for o seu público-alvo, não existem dúvidas de que ele está na internet. Dê o primeiro passo hoje mesmo com a criação de um site para a sua empresa e seja encontrado! Entre em contato conosco e saiba como a Superbiz te ajudar. 🙂