Você provavelmente já percebeu que cada vez mais as empresas têm apostado em diferentes formas de se destacar no mundo virtual. Principalmente se está começando a investir no Marketing Digital, deve ter se perguntado: por que criar um blog empresarial? Será que vale mesmo a pena?
Hoje, não basta apenas estar presente nas redes sociais, patrocinando posts e campanhas. Afinal, existem muitas empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto que a sua. Para se destacar em meio a esse número enorme de opções e informação, é preciso agregar valor à sua marca.
Com a ascensão do conceito de Marketing de Conteúdo, os blogs vêm ganhando força porque oferecem materiais de qualidade para o usuário e possível cliente. A partir deles, você tem a chance de mostrar ao consumidor por que o seu negócio deve ser a primeira escolha.
Por que criar um blog empresarial para o meu negócio?
1. Demonstra autoridade no assunto
Mais do que simplesmente gerar conteúdos para o público, o blog pode ajudar a expor a competência da sua empresa no segmento. Independente da sua área de atuação. Quando os posts trazem informações relevantes e tiram as dúvidas das pessoas, elas enxergam sua marca como autoridade no assunto.
Dessa forma, sua empresa caminha para ser referência no tema e, consequentemente, nos negócios do setor. A ideia é simples: sempre que você mostra que sabe falar sobre algo, seus usuários criam mais confiança na marca e maiores são as chances de contratarem seus serviços.
2. Melhora o ranqueamento do seu site
Não é só o seu público que está de olho nos seus posts: o Google também utiliza esses conteúdos para ranquear sua página nos resultados de pesquisa. Quanto mais conteúdos publicados, mais páginas são indexadas e maior é a probabilidade de outros sites também direcionarem o tráfego para o seu endereço.
Mas cuidado: a qualidade dos textos também é importante. Conteúdos copiados e irrelevantes pontuam negativamente no buscador e podem até fazer com que seu site seja banido do Google.
3. Aumenta a interação com os clientes
Por mais que o seu site já possua uma página com um formulário para que os usuários entrem em contato, os blogs ainda oferecem outro modelo de interação. Através dos posts é possível estimular comentários, opiniões e tirar dúvidas dos leitores.
Com isso, você também pode acompanhar quais foram os temas que geraram maior engajamento e preparar novos conteúdos relacionados. Essas informações, alinhadas às métricas de visitas e de como os visitantes chegam ao seu site, são fundamentais para aprimorar suas estratégias de marketing.
4. Auxilia no processo de venda
Muitas vezes um cliente chega no seu blog antes de realizar uma compra, quando ainda está no processo de pesquisa. Ele pode ser atraído para o seu site ao buscar informações, respostas ou apenas por estar navegando na web.
Se você proporciona posts educativos e de qualidade, é bem provável que esse usuário escolha a sua marca quando decidir fazer a compra. E mais: também é possível captar o contato do público através de newsletters, download de materiais ou inscrições. Isso amplia a sua base de leads para comunicar seus lançamentos de produtos e serviços futuramente.
5. É uma estratégia de baixo investimento
Comparada aos outros meios de publicidade, principalmente os tradicionais (offline), a internet é uma opção muito mais acessível e eficiente.
Além dos custos de produção de conteúdo, o blog demanda apenas divulgação nas redes sociais e links patrocinados no Google. Fazendo um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca (SEO), esse investimento poderá ser ainda menor.
Pronto para investir nessa tática? Entre em contato com a nossa equipe e crie um blog para a sua empresa agora mesmo!
Pingback: 5 conteúdos para alavancar seu blog – Agência Uha!