Entenda o que são os diretórios da internet e como eles podem melhorar o desempenho do seu negócio
Há algum tempo, quando você precisava encontrar uma pessoa ou estabelecimento em sua cidade era comum recorrer às chamadas listas telefônicas. As páginas amarelas continham todas as informações necessárias para quem buscava um produto ou serviço: nome, endereço e telefone. Hoje, é basicamente esse o papel de um diretório na internet.
Diretórios são páginas na web que funcionam como grandes catálogos de empresas e negócios. Classificados por local e categoria, os empreendimentos são listados com vários dados essenciais. Incluindo não só os básicos, mas também site, e-mails para contato e até mesmo avaliações de clientes.
Por que inscrever minha empresa em diretórios?
Apesar de não ser uma estratégia tão comum, cadastrar seu negócio em diretórios pode ajudar – e muito – na sua divulgação. Desde que utilizados da forma correta e alinhados a outras táticas, eles apresentam três principais vantagens:
Melhora o ranqueamento do site
Ter um site posicionado entre os primeiros resultados dos motores de buscas é o desejo de qualquer empresário. Afinal, isso garante que mais clientes encontrem o seu negócio ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo.
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Mas essa não é uma tarefa fácil. Para alcançar boas posições são necessárias diversas estratégias – desde a otimização do site e produção de conteúdos ao chamado link building.
Essa técnica funciona a partir da quantidade de links que o seu site possui em endereços “de qualidade”. Ou seja: ao inscrever o site da sua empresa em diretórios confiáveis, os principais buscadores entendem que o seu conteúdo é “indicado” por aquele site. Isso aumenta sua relevância e, consequentemente, melhora sua colocação nas pesquisas.
Maior relevância em buscas locais/específicas
Outra vantagem do cadastro em diretórios diz respeito às buscas locais e/ou mais específicas. Cada vez mais os buscadores vêm tentando oferecer resultados mais personalizados para os usuários. Seja com base nas informações de últimos acessos, gênero, idade, tipo de dispositivo utilizado ou localização.
Além disso, quando você pesquisa por um produto ou serviço, geralmente associa os termos à uma cidade ou estado. Por exemplo: “Advogados em São Paulo”, “Restaurantes em Curitiba” ou “Criação de Sites em Campo Grande”. Essa segmentação “filtra” o volume de resultados e faz com que os buscadores apresentem somente aqueles mais relevantes em destaque.
Com o cadastro das suas principais informações em diretórios, principalmente naqueles regionais/locais, é possível colocar a sua marca em evidência nessas buscas. Sendo assim, sua marca aparece para usuários que já estão procurando pelo que você oferece em sua região, aumentando ainda a possibilidade de venda.
Baixo investimento
No geral, os diretórios costumam ser gratuitos e correspondem à uma das estratégias de marketing com o melhor custo/benefício. Ideal para as pequenas e médias empresas que possuem o orçamento um pouco mais limitado.
No entanto, registrar sua empresa em diversos diretórios não necessariamente significa mais visibilidade. O segredo é fazer o cadastro apenas em diretórios confiáveis e que sejam relacionados ao seu negócio, sempre preenchendo todas as informações corretamente e atualizando-as quando necessário.
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