Entenda o que é o WhatsApp Business, quais são suas vantagens e o como adotar o aplicativo no seu negócio
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados do mundo. Hoje, cerca de um bilhão de usuários acessam o serviço diariamente, somando 55 bilhões de mensagens enviadas por dia. Depois do sucesso na comunicação pessoal, a ferramenta logo provou que tem ainda um enorme potencial no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
Pensando nisso, a desenvolvedora lançou em 2018 o WhatsApp Business, um app totalmente gratuito com funcionalidades específicas para negócios. Neste post, vamos mostrar os principais recursos disponíveis e como eles podem impulsionar os resultados da sua empresa. São funções simples, mas que certamente farão toda a diferença para os seus clientes.
Perfil Verificado, Confirmado e Comercial
A princípio, o perfil comercial do WhatsApp Business exibe todas as informações básicas da empresa, como endereço, horário de funcionamento, site, ramo de atuação e até mesmo uma pequena apresentação.
Além disso, as empresas passam por uma etapa de checagem dentro do app que garante mais credibilidade. O perfil pode ser verificado (quando o WhatsApp certifica que o número pertence a uma empresa reconhecida, geralmente de grande porte); confirmado (quando o número utilizado no aplicativo é comprovado como sendo o mesmo da sua empresa); ou apenas identificado como conta comercial, sem confirmação.
Mensagens Automáticas
Outra funcionalidade do app é o envio de mensagens automáticas. Nele, é possível configurar uma mensagem de saudação com a finalidade de receber seu cliente ou uma mensagem de ausência quando você não puder atendê-lo. E não para por aí: você também pode adicionar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes do seu público.
Estatísticas
Sempre que uma empresa emprega uma nova estratégia, é fundamental medir sua eficácia, entendendo o que funciona ou pode melhorar. O WhatsApp Business dispõe de estatísticas com dados importantes para mensurar resultados. Para acessá-las, é só entrar no menu de três pontos, depois clicar em configurações e configurações da empresa.
1. Taxa de Recebimento
Corresponde às pessoas que receberam a mensagem. É uma métrica interessante porque verifica se os números que você possui são válidos e se as pessoas têm acesso aos seus envios. Afinal, de nada adianta uma lista repleta de contatos se eles não têm potencial para adquirir seus produtos ou serviços no futuro.
2. Taxa de Abertura
Esse número já representa um dado bem mais importante: quantas pessoas abriram e leram a sua mensagem. Aqui você pode ter ideia de como a sua ação foi eficaz porque esse número mostra o quanto o seu conteúdo foi realmente consumido. Afinal, mesmo que as suas mensagens cheguem a um grande número de pessoas, o que vale de verdade é elas serem lidas pelo público-alvo.
3. Visualizações do Status
Os status do WhatsApp são um recurso parecido com o pioneiro Instagram Stories: consistem em fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas em uma aba separada do aplicativo.
É possível verificar quantas pessoas visualizaram os status postados pelo seu perfil comercial diretamente em cada mídia publicada. Dessa forma, você pode medir se esse é um canal que seu público consome e se vale a pena investir em conteúdos específicos para ele.
Etiquetas
Com o aumento do número de clientes, às vezes pode ficar difícil lembrar de cada mensagem. A fim de facilitar essa tarefa, o WhatsApp Business lançou a função de etiquetas. Assim, você adiciona tags e identifica seus clientes de acordo com o seu nível de interação – como “novo cliente”, “pagamento pendente” ou “pago”, por exemplo.
Recursos Multimídia
Além das novas funções, vale lembrar que o WhatsApp Business inclui as funcionalidades do app convencional. Através dele você pode enviar textos, fotos, áudios, vídeos, etc. Escolha qual é o melhor formato de comunicação com o seu público e utilize esses recursos com moderação. Qualquer tipo de exagero pode afastar seus clientes ao invés de estreitar relações.
Quando utilizar o WhatsApp Business?
Com toda a certeza, as vantagens do WhatsApp Business são várias. No entanto, antes de começar a utilizá-lo é preciso ficar atento a alguns pontos.
Primeiramente, certifique-se de que alguém da sua equipe poderá responder os clientes o mais rápido possível no seu horário de trabalho. Como o aplicativo estabelece um canal de comunicação direto e rápido, seu público espera respostas ágeis.
Tome cuidado também com a linguagem utilizada. Embora o meio permita uma certa informalidade, sempre preste atenção no seu texto. Aproveite a intimidade e a personalização da plataforma e seja humano e educado sem perder o profissionalismo.
Outro tópico que pode parecer óbvio, mas é extremamente importante: envie mensagens apenas para clientes que autorizaram esse relacionamento. Aliás, muitas empresas investem em listas com milhares de contatos sem levar em conta que, além da maioria deles não ter interesse na marca, a distribuição dessas mensagens pode ser vista como spam e resultar no bloqueio pelo WhatsApp.
Pronto para utilizar o WhatsApp Business nas suas estratégias de relacionamento com clientes? Caso tenha dúvidas ou precise de dicas de como melhorar a presença digital da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe! 🙂