Se você chegou até aqui, é porque sabe que ter um site é importante e investiu na criação do seu. Certamente está tudo ok até agora: ele é responsivo, bonito e já possui as informações importantes sobre a sua empresa. Mas o trabalho ainda não acabou. Falta a parte mais importante e o motivo pelo qual você criou sua página na internet: a etapa de como atrair visitantes para o seu novo site.
Vamos mostrar algumas técnicas que você pode aplicar nas estratégias do seu negócio que terão impacto direto na hora de direcionar tráfego para o seu site.
1. SEO
A maioria dos visitantes de um site chega nele pelo Google. Por isso, você deve investir em Search Engine Optimization (SEO). Essa técnica é responsável por otimizar seu site para que os mecanismos de busca o encontrem e exibam seus resultados.
Existem dois tipos de estratégias de SEO: a on-page, que diz respeito à otimização do site e seu conteúdo; e a off-page, que se relaciona com tudo que você faz fora dele; como links, comentários, redes sociais, parcerias e etc.
SEO On-page
O SEO on-page é o primeiro passo para começar a trabalhar o ranqueamento do seu site nos buscadores. Você deve se atentar para os seguintes fatores:
Titulação
Os títulos, subtítulos e entretítulos devem estar formatados corretamente e de acordo com a hierarquia. Por exemplo: o título principal precisa ser configurado como H1, os subtítulos como H2 e assim por diante.
Além de facilitar a leitura (humana e virtual), essa técnica faz com que os bots dos buscadores, como o Googlebot, analisem a relevância e disposição do conteúdo.
Meta descrição
Todas as páginas do seu site precisam de uma meta descrição, que é basicamente um resumo do que ela contém. Esse resumo é o que aparece nos resultados de pesquisa, por isso são curtos, de no máximo 160 caracteres. É importante que estimulem o usuário a querer clicar e acessar o conteúdo.
Texto alternativo
Outro item que o Google leva em conta para ranquear sua página. Se uma imagem não carregar corretamente, é possível saber o que ela é através do texto alternativo.
Esse recurso, também conhecido como alt text, funciona como uma descrição dos elementos visuais da imagem. Sem ele, os buscadores não conseguem identificar a sua imagem durante uma pesquisa, fazendo com que você perca a oportunidade de ser encontrado.
URLs
É indicado incluir suas palavras-chave na URL e deixá-las legíveis e amigáveis. Geralmente, as URL criadas automaticamente vêm cheias de símbolos e números que não fazem sentido para o leitor.
Evite caracteres especiais e sublinhados, e use traços para separar as palavras umas das outras.
Conteúdo
A qualidade do conteúdo é, acima de tudo, um dos principais fatores analisados pelo Google. Ele deve ser original, bem estruturado e, principalmente, relevante para a audiência.
Utilizar estratégias de SEO oferecendo conteúdo ruim ou copiado é ineficaz e, às vezes, pode até acarretar em alguma punição para o seu site.
Velocidade do site
Não adianta se preocupar com todos os itens anteriores sem analisar também o tempo de carregamento das páginas do seu site. Sites lentos atrapalham a navegação do usuário e fazem com que ele desista da sua marca antes mesmo de conhecê-la.
Através de uma ferramenta do Google chamada PageSpeed Insights é possível identificar quais itens estão atrapalhando a velocidade do carregamento. Assim, você pode corrigir os problemas e melhorar o desempenho e ranqueamento orgânico do seu site.
SEO Off-page
Depois de analisar e cumprir os principais requisitos do SEO on-page, é hora de trabalhar no off-page. Essa estratégia é um pouco mais complicada porque depende de fatores externos ao seu site, mas existem algumas técnicas que você pode aplicar.
Link building
Os motores de busca analisam a quantidade de sites que linkam e direcionam os usuários para o seu conteúdo. São os chamados backlinks, aqueles que partem de outros sites para o seu.
A maneira mais fácil de fazer isso é criando conteúdos de referência. Se você oferece materiais especialistas, bem produzidos e de qualidade, é provável que outras páginas o utilizem e façam esse trabalho de linkagem de volta ao seu site.
Os links internos, ou seja, aqueles que direcionam para o seu próprio site, também fazem a diferença. Se você possui algum conteúdo que tenha relação com o assunto da página, pode linká-lo.
Dessa forma, você cria uma navegação estruturada e conectada entre as suas páginas. Isso também melhora a autoridade e, consequentemente, a indexação delas.
Compartilhamento
Compartilhar seus posts e links do seu site nas suas redes sociais é fundamental. Elas são utilizadas por milhares de pessoas e podem gerar visitas ao seu blog captando usuários com as publicações. Afinal, é muito mais fácil fazer o post chegar às pessoas em uma mídia com bastante audiência do que esperar que elas busquem sozinhas pelo seu conteúdo.
As redes sociais também são monitoradas pelos buscadores, então os compartilhamentos com bom engajamento podem contribuir com o ranqueamento do seu site.
2. Anúncios
O tráfego orgânico é sempre mais vantajoso para o seu site: a credibilidade é maior; os visitantes tendem a aumentar gradualmente; a estratégia é mais duradoura; e, principalmente, é de graça.
O problema é que conseguir tráfego orgânico é trabalhoso e leva tempo. Se você precisa de resultados mais imediatos, adquirir anúncios pagos é uma boa opção. Eles podem ser feitos em forma de banners em sites, publicidade nas redes sociais e no próprio Google, por meio do Adwords.
Na plataforma do Google, você pode pesquisar as palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e dar lances nelas, como em um leilão. Assim, o anúncio da empresa que fizer o maior lance é o que será exibido quando os usuários pesquisarem a determinada palavra.
Apesar de requererem um investimento, geralmente os anúncios são bastante adaptáveis ao orçamento disponível e é possível começar com valores baixos.
3. E-mail Marketing
Muitas vezes as empresas focam na atração de novos clientes através do marketing tradicional e se esquecem de um dos métodos de divulgação mais clássicos do mercado: o e-mail.
Essa técnica se interliga com várias outras etapas do marketing de conteúdo e tem muitas finalidades diferentes, mas o maior desafio em todas elas é fazer com que o seu público-alvo abra o e-mail. Afinal, de nada adianta planejar uma estratégia de e-mail, organizar o conteúdo e enviar mensagens se o usuário não consumí-las.
Aliás, existem alguns fatores e práticas de e-mail marketing recomendadas que contribuem para melhorar a abertura dos e-mails e, consequentemente, aumentam o tráfego do seu site. Confira:
Assunto
O assunto do e-mail costuma ser a primeira coisa que o usuário lê ao receber a sua mensagem. Por isso, ele deve ser interessante o suficiente para atrair a atenção do leitor e instigá-lo a abrir o e-mail.
Você pode usar alguns recursos como a urgência (como o fim de uma promoção); benefícios (um desconto em algum produto); e personalização (inserindo o nome do destinatário) para criar assuntos diferentes e efetivos.
O importante é que ele seja curto e as suas escolhas tenham a ver com o seu público-alvo. Não é legal usar emojis ou memes, por exemplo, se os seus clientes não consomem esse tipo de conteúdo.
Conteúdo dos e-mails
O conteúdo do e-mail marketing varia conforme o tipo de serviço ou produto que você oferece. Pode servir para anunciar uma novidade, atualização ou promoção da sua marca; e até mesmo enviar conteúdos úteis publicados no seu site. Além de ser uma ótima ferramenta de comunicação com os seus clientes.
O e-mail é um canal de contato exclusivo e mais próximo. Você pode usá-lo para criar um relacionamento com os seus consumidores. Quando você envia um e-mail desejando feliz aniversário ao destinatário, por exemplo, não está divulgando um produto ou serviço diretamente, mas demonstrando a importância que aquele usuário tem para a sua empresa. Isso, sem dúvida, fortalece a sua marca e contribui para a fidelização dos seus clientes.
Call to action
Para direcionar o tráfego do e-mail até o seu site, é fundamental inserir os botões CTA (call to action), ou chamadas à ação. Eles contêm um link para o conteúdo, produto ou página que você está mencionando no e-mail e, dessa forma, incentivam a pessoa a clicar e visitar o seu site.
Frequência
Por último, mas não menos importante: não exagere na frequência de mensagens. Ao enviar e-mails demais, é provável que seus clientes cansem do seu conteúdo.
Estabeleça um calendário de envio e não deixe de conferir as métricas. Com elas, você pode identificar quando seus clientes costumam abrir os e-mails, quantos estão clicando nos seus links e quais têm os resultados mais eficientes.
É essencial entender o que cada dado significa e melhorar os tópicos para que os envios sejam efetivos.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para atrair mais visitantes para o seu site? Entre em contato com a equipe da Superbiz!