Durante o processo de criação do seu site provavelmente você ouviu ou leu algo sobre design responsivo. Mas o que é um site responsivo e por que você deveria ter um?
Não dá para negar que o nosso comportamento virtual mudou. Há tempos não precisamos mais de um computador desktop; seja para acessar nossos e-mails, ler notícias, conversar com amigos e familiares ou até mesmo fazer compras. Hoje, basta pegar o seu celular (que provavelmente está sempre do seu lado) e conectar sem dificuldades.
Esse comportamento se tornou tão comum que pode passar despercebido no dia a dia. No entanto, se você é dono de uma empresa ou prestador de serviços, precisa considerar a existência desses aplicativos e sites adaptados para dispositivos móveis e fazer com que a sua marca chegue até os usuários. Caso contrário, eles certamente encontrarão outros endereços e fecharão negócio com os seus concorrentes.
Mas, afinal , o que é um site responsivo?
Antes de tudo, um site responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tipos de tela. Ou seja: não importa de qual dispositivo você acesse – computador, celular, tablet -, o layout se adequa ao tamanho da tela. Dessa forma, os elementos da página serão exibidos de modo que facilite a visualização do usuário.
Isso é importante, principalmente, porque o celular já é o meio de acesso à internet mais utilizado no país. Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que 49% dos brasileiros usam esse aparelho para se conectar.
Nesse sentido, as empresas precisam se adequar ao comportamento do usuário. De nada adianta possuir um site com conteúdos relevantes se ele não está adaptado para as fontes com maior acesso.
Mas não é só isso: abaixo, listamos alguns aspectos que são impactados pelo design responsivo e como ele pode melhorar os acessos e, consequentemente, os resultados do site para o seu negócio.
1. Ranqueamento
Cada vez mais o Google tem beneficiado sites responsivos nos resultados das pesquisas. Isso significa que o trabalho de SEO e ranqueamento do seu site estará altamente prejudicado se você não aderir ao design responsivo.
Com a mudança do comportamento do consumidor e aumento dos acessos por dispositivos móveis, desde 2015 a multinacional vem priorizando a experiência mobile do usuário: possuir um site adaptado se tornou um dos fatores mais relevantes de ranqueamento no buscador.
O Google disponibiliza um guia para ajudar na construção de sites amigáveis para dispositivos móveis e um teste no qual você pode verificar a compatibilidade da sua página com esses aparelhos.
2. Carregamento
Sites para desktop são mais pesados e possuem funcionalidades que coincidem com a capacidade de processamento de um computador. Os dispositivos móveis tendem a ser menos potentes e por isso demandam páginas mais leves.
Se o seu site não for adaptado, o carregamento das páginas nesses aparelhos será muito mais lento. Diante disso, o usuário pode desistir de acessar o conteúdo e você perde um potencial cliente.
3. Taxa de rejeição
Outro fator relacionado ao carregamento é a taxa de rejeição. Quando um usuário entra na sua página e sai sem nenhuma interação, o Google entende que ele está rejeitando o seu site.
Uma alta taxa de rejeição pode indicar ao buscador que o site não é relevante, por isso é importante trabalhar para diminuí-la. O ideal é acompanhar essa métrica constantemente no Google Analytics.
Um design responsivo contribui para melhorar esse índice, já que boa parte dos usuários abandona o site por problemas no carregamento e layout.
4. Redes sociais
A lógica é simples: se você proporciona uma boa experiência e conteúdos de qualidade aos usuários do seu site, maiores são as chances do seu endereço ser compartilhado nas redes sociais.
Além disso, é bem provável que outras pessoas também acessem esse conteúdo compartilhado através das redes sociais.
Quanto custa um site responsivo?
O valor do investimento em um site responsivo está relacionado ao valor do seu site normal. Dependendo da empresa contratada, o desenvolvimento do site responsivo não é cobrado separadamente.
No entanto, independente do valor, você deve se preocupar com isso desde o início da criação do seu site. O design responsivo é extremamente importante para os resultados da sua página e o investimento com certeza valerá a pena a longo prazo.
Aqui na Superbiz, todos os nossos planos já incluem o design responsivo. Entre em contato conosco e saiba mais!