Deixe seu site mais atrativo e conquiste mais clientes produzindo ótimas fotos para o seu endereço
Boas imagens são os elementos que dão vida ao seu site. É através das fotos dos seus produtos, serviços e equipe que a sua marca tem a chance de captar a atenção do usuário para tentar convertê-lo em cliente. Por isso, é fundamental que você invista em imagens originais e bem produzidas para representar seu conceito da melhor forma possível.
De nada importa um bom layout e cores harmônicas se as imagens do site não possuem qualidade. Fotos de bancos de imagens podem até te ajudar nessa missão, mas o ideal – tanto para o Google quanto para o seu consumidor – é que elas realmente apresentem seus produtos e serviços.
Se você está começando seu próprio negócio agora e ainda não pode contratar um fotógrafo, não se preocupe. Hoje, com os smartphones, é possível tirar fotos quase tão boas quanto as feitas com câmeras profissionais: a habilidade é mais significativa que o equipamento.
Neste guia, vamos te mostrar algumas técnicas que você pode aplicar na hora de produzir as fotos da sua página. São dicas fáceis e práticas que, com certeza, vão melhorar muito o visual do seu site.
Aproveite a luz natural
Um dos fatores que mais influenciam para uma boa foto é a iluminação. Caso o local não esteja devidamente iluminado, as imagens, escuras e de baixa resolução, ficarão com uma aparência desagradável e com difícil visualização.
A menos que o seu negócio exija fotos noturnas – e nesse caso você precisa investir em um dispositivo mais especializado para fazer os registros -, aproveitar a luz natural do dia é a melhor opção.
Procure testar o ambiente, movimentando os objetos quando possível e encontrando no seu espaço a melhor iluminação. Analise também a melhor hora do dia para fotografar.
Geralmente, as fotos ficam mais bonitas quando o local está claro, mas a luz não incide diretamente sobre ele. Ou seja: nada de produzir as imagens perto do meio dia. Dê preferência aos primeiros horários da manhã.
Outra vantagem de aproveitar a claridade natural é poder descartar o uso do flash. Por mais que o objetivo dele seja melhorar a iluminação, pode deixar a foto com sombras indesejadas, escurecer detalhes importantes e muitas vezes até mesmo alterar a cor original dos elementos.
Tire fotos de acordo com o layout
Antes de fazer suas fotos, tire um tempo para observar o layout do seu site e verifique as páginas e espaços que precisam ser preenchidos com imagem. Você deve considerar o tamanho e a orientação – se as fotos são verticais, horizontais, quadradas, etc.
A partir disso, organize os elementos da foto dentro da proporção necessária. O ideal é deixar um espaço em volta do objeto ou indivíduo em destaque. Assim, você evita problemas caso precise recortar a imagem para adaptá-la ao site e ainda pode utilizá-la em alguma arte sem perder as principais informações.
Outro ponto importante é o cenário onde a foto será produzida. Sempre verifique se está tudo devidamente limpo, organizado e se o segundo plano da imagem está livre de interferências. No caso das fotos de produtos, o ideal é que todas as imagens tenham um fundo neutro ou branco para destacar o produto em si e não tirar a atenção dele.
Além disso, a padronização deixa o conjunto de imagens visualmente interessante. Para isso, utilizar os mesmos filtros e cores na edição é uma estratégia fácil que cria um efeito agradável no resultado final.
Explore os detalhes
Sempre parta do princípio de que os usuários que acessam o seu site ainda não conhecem sua empresa. E mais: na internet, sua marca passa a ter um alcance mundial. Muitos desses visitantes talvez não tenham mesmo a possibilidade de ir até o seu espaço físico.
Logo, ao tirar fotos de artigos, tente apresentar o produto em diversos ângulos. Capture a parte frontal, traseira, laterais e todos os detalhes possíveis. É importante que o consumidor consiga analisar os diferenciais e a qualidade da peça através de conteúdos visuais e textos explicativos.
Escolha bem o equipamento
Uma das principais questões na captação de imagens para um site é a resolução. Apesar de termos telas cada vez menores, a qualidade das câmeras e das fotos dos dispositivos está muito mais exigente. Colocar fotos em baixa resolução no seu site passa uma imagem nem um pouco profissional e pode encorajar o usuário a desconsiderar o seu negócio.
Equipamentos especificamente fotográficos são mais caros e exigem um certo nível de conhecimento para serem operados. Se for possível para você fazer esse investimento, vale procurar um profissional, especialmente para produzir materiais impressos, como banners e outdoors.
Contudo, ainda há opções se o seu orçamento é mais apertado. Existem vários smartphones no mercado com câmeras potentes que, se alinhadas às outras dicas que já mencionamos, podem produzir um resultado satisfatório nas imagens do seu site. Além disso, os smartphones vêm com uma facilidade enorme de editar e compartilhar essas fotos, já que estão conectados à internet.
Na hora de escolher um aparelho para tirar fotos, você deve analisar alguns fatores. A maioria das propagandas de celulares se concentra no número de megapixels que a câmera é capaz de oferecer, ou seja, a quantidade de quadradinhos formando a imagem. Isso está mais relacionado ao ato de ampliar a foto sem perder resolução. Esse aspecto é importante, principalmente, para produzir imagens grandes, mas não é sinônimo de uma boa foto.
Além dos megapixels, outro item que contribui para a qualidade da imagem é o sensor da câmera. É ele quem captura a luz do objeto e a transforma em uma foto. Quanto maior e melhor for o sensor, mais luz ele vai reter e, consequentemente, melhor será a imagem. É por este motivo que câmeras mais robustas geralmente são mais caras: conseguem comportar sensores maiores e superiores.
Atualmente, a tecnologia já está avançando e conseguimos encontrar sensores de qualidade em aparelhos pequenos como smartphones. No entanto, isso vem acompanhado de um alto custo. Os celulares com câmeras potentes costumam ter um preço elevado para o consumidor.
A dica é que pesquisar bastante e comparar as opções disponíveis dentro do seu orçamento. Existem milhares de sites com avaliações dos mais diversos modelos, trazendo exemplos reais de fotografias registradas por eles que com certeza te ajudarão na escolha.
Evite fotos posadas demais
Parece contraditório, mas, dependendo da seção do seu site, fotos “perfeitas” nem sempre alcançam os melhores resultados. Uma foto mais espontânea, com sua equipe e produtos no dia a dia, pode representar seus serviços de uma forma muito mais eficiente e interessante do que uma foto posada.
Seus possíveis clientes estão interessados em ver fotos naturais da sua marca. Então, sempre que possível, produza imagens com seus funcionários em ação ou de alguém utilizando suas peças. Associar pessoas à sua empresa cria maior proximidade com seus usuários, fazendo com que eles se tornem consumidores e fãs da sua marca.
Vale lembrar ainda que quanto mais fotos você conseguir produzir, melhor! Tire várias opções para garantir que elas darão certo. Um bom conteúdo visual no seu site é a primeira impressão que seus visitantes terão.
Pronto para testar nossas dicas? Compartilhe suas experiências conosco!