Agora que você já sabe a definição e os motivos para ter um site, é fundamental conhecer também suas funcionalidades. Ou seja, todas as coisas que um site precisa ter para que seu endereço virtual traga resultados. Não basta apenas estar na internet. Hoje, é preciso pensar na experiência do seu usuário (futuro cliente) e como os principais buscadores enxergam seu site.
Neste post, separamos alguns tópicos básicos que farão a diferença no seu site e terão impacto direto no seu alcance, usabilidade e ranqueamento das páginas no Google.
1. URL simples e de fácil memorização
O primeiro passo para ser facilmente encontrado na internet é ter um site com um nome “amigável”. Isto é, antes de criar seu endereço virtual, pense em um domínio simples, original e de fácil memorização. Esse nome principal pode ser igual ao da sua marca ou relacionado ao tipo de serviço/produto que você oferece. O ideal é que tenha uma média de 15 caracteres.
Lembre-se de verificar o endereço das outras páginas para que elas também correspondam ao conteúdo apresentado. Afinal, ele é o direcionamento para cada seção do seu site. URLs amigáveis fazem com que seu site pareça mais organizado e geram maior credibilidade.
2. Carregamento rápido das páginas
Em segundo lugar, pense na sua própria experiência navegando em um site. Quando as páginas demoram para carregar, é provável que você fique impaciente e desista de acessar o conteúdo. O mesmo pode acontecer com o seu cliente se o seu site não tiver um carregamento rápido e suave.
Para os e-commerces esse fator é ainda mais prejudicial. Uma vez que o usuário não consiga acessar seu site rapidamente, você pode estar perdendo uma venda.
Excluindo as limitações de rede do usuário, que estão fora do alcance da sua empresa, existem algumas ações simples que ajudam a tornar seu site mais ágil e acessível:
Revisar recursos
Alguns recursos podem deixar seu site mais atraente e bonito, mas atrasam o carregamento, como por exemplo imagens pesadas, widgets e banners publicitários. É sempre bom revisar quais são realmente necessários para o bom funcionamento das páginas e retirar aqueles não essenciais.
Habilitar o cache
Sempre que o site é aberto, primeiramente o navegador precisa baixar todo o seu conteúdo antes de exibí-lo. Ao habilitar o cache no seu site, esse conteúdo fica armazenado no navegador do usuário e faz com que o carregamento seja muito mais rápido.
Fazer testes
É muito mais fácil encontrar e consertar problemas no seu site conversando com quem vai usá-lo. Sendo assim, pergunte e pesquise entre clientes, amigos e familiares como está a navegação e o que você pode fazer para melhorar. Também é possível medir o desempenho do seu site através do PageSpeed e do Google Analytics.
3. Layout limpo e intuitivo
Um site “poluído”, com muita informação e cores destoantes pode afastar o seu possível cliente antes mesmo de ele ter a chance de conhecer o seu negócio.
Apostar num design minimalista e limpo melhora a experiência do usuário como um todo e estimula a permanência dele no site. Além de ser visualmente mais agradável, o carregamento tende a ser mais rápido com menos elementos nas páginas.
A navegação também deve ser intuitiva. O visitante precisa encontrar facilmente o que está procurando no seu site sem que ninguém precise orientá-lo ou ajudá-lo.
Informações como produtos, serviços e contato precisam estar no menu principal, por exemplo, para que o usuário consiga acessá-las de qualquer lugar do site e ir direto aos pontos que interessam para ele.
4. Design responsivo
Atualmente, quase metade dos brasileiros acessa a internet somente pelo celular. Isso significa que boa parte do seu público-alvo provavelmente chegará ao seu site por um dispositivo diferente do computador, mas é importante que essas pessoas tenham uma experiência igualmente boa na navegação.
É por isso que seu site precisa ter um design responsivo. Ele se adapta à tela de qualquer dispositivo (computador, celular, tablet, TV e etc). Dessa forma, não importa de onde o seu cliente acesse o seu site; ele certamente conseguirá visualizar e utilizar todos os recursos disponíveis, sejam imagens, textos, formulários, mapas e outros.
5. Conteúdo próprio
Parece óbvio, mas vale reforçar que o seu site precisa de um bom conteúdo para se sobressair na internet. E se a ideia é se destacar da concorrência, jamais copie textos e imagens de outras empresas. Os robôs do Google identificam esses conteúdos duplicados e podem punir os dois sites envolvidos no ranqueamento das buscas.
Entenda a criação do seu site como um investimento que merece carinho e dedicação.
Invista em boas imagens
A melhor opção para garantir fotos originais e de boa qualidade é contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos do seu espaço, equipe e produtos. Todavia, se você está começando agora e ainda tenha um orçamento apertado, arrisque-se e tire suas próprias fotos.
Hoje, os smartphones lançados já contam com câmeras com resoluções que não ficam atrás das câmeras profissionais – basta usar a sua criatividade!
Imagens da internet devem ser usadas apenas em último caso, baixadas de bancos de imagens gratuitas. Não faça o download de imagens diretamente no Google.
Capriche nos textos
Seus visitantes precisam encontrar respostas no seu site. Explique o que é e como funciona a sua empresa, quem são as pessoas que fazem parte da sua equipe, qual é o seu horário de funcionamento, que tipo de produto/serviço você oferece e por que ele é o melhor, etc.
Ressalte seus diferenciais e faça com que seu conteúdo seja atrativo o suficiente para que as pessoas queiram entrar em contato com você (não se esqueça de disponibilizar uma página ou seção no site para isso).
Apesar de parecerem básicos, esses itens podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu site. Por isso, é fundamental procurar ajuda especializada.
O time da Superbiz está à disposição para te ajudar nesse processo. Fale com a gente! 🙂