Site responsivo ou site mobile: qual é a melhor opção?

Ilustração da criação de um site em diferentes tipos de telas | Site mobile ou site responsivo? - Superbiz

Ter um site mobile ou um site responsivo é fundamental para uma boa experiência do usuário e um bom ranqueamento do seu endereço. Mas você sabe qual é o melhor modelo para o seu negócio?

Não importa se você está desenvolvendo um novo site ou apenas reformulando o seu endereço; hoje em dia, é fundamental pensar em como os seus conteúdos aparecerão para os seus usuários em diferentes dispositivos. Sendo assim, sua empresa precisa investir em um site responsivo ou mobile.

Cada vez mais os computadores estão sendo substituídos por celulares e tablets com telas e tamanhos variados. Por esse motivo, nunca foi tão importante trabalhar em novas formas de fazer com que o seu nome esteja acessível na palma da mão do seu cliente (literalmente!).

Antes de tudo: seu site é mobile friendly?

Um site mobile friendly é aquele que proporciona uma boa experiência ao usuário independente do dispositivo de acesso. Nele, os elementos de cada página são organizados para facilitar e permitir uma navegação fluída.

Caso você já tenha um site, verifique primeiramente se ele é adaptado para dispositivos móveis. Você pode confirmar essa informação direto com a empresa responsável pelo desenvolvimento do seu endereço ou através de ferramentas online.

O Google Search Console possui uma página chamada “Teste de compatibilidade com dispositivos móveis”. Nela, é possível analisar se o seu site é otimizado. Se a resposta for não, você certamente precisa corrigir isso agora mesmo.

As duas opções disponíveis no mercado são o site mobile e o site responsivo. Neste post vamos te ajudar a entender a diferença entre eles e descobrir qual a melhor solução para o seu negócio.

Site mobile x site responsivo: quais são as diferenças?

Apesar de cumprirem o mesmo propósito, que é oferecer a melhor navegação em dispositivos móveis, os sites mobile e responsivos possuem algumas distinções básicas.

Site mobile

O site mobile, também conhecido como versão mobile, é caracterizado principalmente por ser um segundo site. Possui programação e código à parte desenvolvido especialmente para dispositivos móveis.

Geralmente, o site mobile fica em um subdomínio do projeto, como por exemplo “http://m.seusite.com.br” ou “http://mobile.seusite.com.br”. A programação analisa qual é o dispositivo de acesso e redireciona o usuário para o endereço adequado.

Ainda que seja mais trabalhosa e mais cara, essa solução possui uma gama maior de recursos a serem explorados e implementados, já que é exclusivamente focada no mobile. Isso impacta diretamente na taxa de conversão e no desempenho do site.

A versão mobile é preferível em projetos mais complexos que demandam mecanismos específicos na utilização e experiência do usuário. O ideal é que você converse com seus desenvolvedores para identificar se a sua página na internet exige esse tipo de site.

Site responsivo

O site responsivo, ou design responsivo, consiste no mesmo projeto do site original; porém adaptável para qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso inclui smartphones, tablets e até mesmo e-readers (dispositivos para leitura de livros digitais, como o Kindle).

Em resumo: é o mesmo site, com o mesmo código e estrutura, mas que transforma o próprio layout de acordo com aparelho de acesso. Ele reorganiza o conteúdo com a finalidade de destacar o que é mais relevante e proporcionar uma visualização adequada ao usuário.

A maior vantagem do site responsivo é que toda a programação é feita uma só vez em uma única versão, o que consequentemente requer um investimento mais baixo e menos manutenção. Inclusive, a maioria das empresas de desenvolvimento de sites já incluem a responsividade como um requisito básico dos projetos.

Vale lembrar que uma solução não é superior à outra: elas atingem objetivos diferentes de acordo com necessidades específicas. Por isso, você deve estudar bem quais são as demandas do seu site para fazer a escolha mais acertada.

Independentemente, o essencial é que o seu site seja mobile friendly, afinal, esse é um dos fatores mais relevantes de ranqueamento no Google, impactando nas taxas de conversão, rejeição e também no carregamento do seu site.

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