Quando devo reformular meu site?

Ilustração - Quando devo reformular meu site? | Blog Superbiz

Antes de mais nada, criar um site é uma das estratégias fundamentais no planejamento de qualquer empresa. No entanto, na internet, tudo muda e é atualizado constantemente. Não basta apenas desenvolver um endereço bem estruturado, atrativo e com conteúdos de qualidade, é preciso ficar atento também no momento certo de reformular o seu site.

Cada website é feito de acordo com uma identidade e objetivos que, com o tempo, podem se tornar obsoletos. Por isso, reunimos neste post quatro fatores que indicam se o seu endereço precisa ser reformulado:

Quando sua empresa muda de identidade

É normal (e esperado, lógico!) que o seu negócio evolua ao longo dos anos. Seja através de uma simples redefinição de logotipo, uma reforma no escritório ou até mesmo na troca de serviços e novos produtos. Seu site precisa acompanhar e refletir todas essas mudanças.

Nesse caso, é fundamental investir em um novo layout que combine com a nova “cara” da sua empresa. Além disso, esse é o momento perfeito para revisar o conteúdo das páginas antigas. Confira se os textos e imagens estão compatíveis, se todos os links ainda funcionam e aproveite para excluir informações antigas.

Quando ele apresenta recursos ultrapassados

Reformular seu site também permite a implementação de recursos novos e a eliminação daqueles que não funcionam mais ou estão ultrapassados.

Mais importante ainda: esse tipo de atualização tem impacto direto nos resultados de pesquisa. O Google atualiza periodicamente os critérios de ranqueamento e boa parte deles tem a ver com fatores técnicos.

Há algum tempo, por exemplo, ser responsivo se tornou uma exigência fundamental para um site obter mais acessos. Essa característica é o que permite que um site seja acessado tanto pelo computador quanto por um celular ou tablet, e precisa ser implementada na construção do endereço. Caso seu site ainda não conte com essa atualização, o ideal é que ele seja refeito o quanto antes.

Quando surgem novas tendências

O design costuma mudar muito ao longo do tempo. Hoje, principalmente, é bem comum que os sites e aplicativos adotem um visual claro e minimalista. Essas tendências, na maioria das vezes, são ditadas por gigantes da tecnologia como o Google, que apostou no Material Design.

Um site mais antigo logo é identificado sobretudo por causa da aparência, e isso pode até mesmo afastar um potencial cliente. Alterar o visual de tempos em tempos não é só uma questão de estética, mas também de mostrar aos seus usuários que você acompanha inovações e está ligado às mudanças.

Quando ele não alcança os resultados esperados

Com certeza a criação do seu site tem um propósito vinculado ao seu negócio. Pode ser aumentar as vendas, torná-lo mais conhecido ou simplesmente disponibilizar um espaço de interação com o seu público.

O fato é que se você não está conseguindo atingir os objetivos que queria, talvez seja a hora de repensar a forma como você se apresenta online. Reformular o site não é só renová-lo e deixá-lo diferente, mas adaptar e corrigir estratégias que não estão funcionando.

A princípio, resultados insatisfatórios podem estar relacionados a um problema com a aparência, o conteúdo, a linguagem ou a divulgação. O importante é descobrir onde está o erro e consertá-lo.

Para isso, é imprescindível monitorar as estatísticas do seu site. Algumas informações como o número de acessos, páginas mais visitadas e taxa de rejeição são essenciais para avaliar se o seu site está gerando resultados.

E aí, acha que chegou o momento de reformular o site da sua marca? Entre em contato com a nossa equipe e confira como a Superbiz pode te ajudar. 🙂

Deixe uma resposta