Criar um site gratuito pode parecer uma ideia bastante fácil e acessível, principalmente se você está começando o próprio negócio agora. Na prática, entretanto, além dessa opção não ser tão eficiente, ainda pode apresentar riscos e prejuízos para a sua marca.
Mesmo com as várias ferramentas disponíveis por aí oferecendo um processo simples, rápido e gratuito, podemos adiantar que um bom site não existe sem investimento. Principalmente quando se trata de um endereço que representa uma empresa. Um site precisa ser único, seguro e otimizado para trazer resultados.
Por que não criar um site gratuito?
1. Porque não tem um domínio próprio
Uma das primeiras etapas da criação de um site é a escolha de um domínio. É ele que dá nome e credibilidade ao seu site, podendo ser exatamente igual ou não ao nome da sua marca. Sua compra pode ser realizada através dos sites Registro.br ou GoDaddy, feita à parte do processo de criação do site.
Em um sistema gratuito, você terá um domínio padrão com um nome que escolher sempre acompanhado do nome da plataforma. Isso resulta em um link comprido (o que os buscadores não recomendam) e dificulta as buscas pelo seu produto ou serviço.
2. Porque tem um design limitado
Durante o processo de criação da sua marca, certamente você pensou em formas de fazer com que a sua ideia se destacasse da concorrência. Então, por que não investir em um site original que tenha todos os recursos para ficar a cara do seu projeto?
Construtores gratuitos até disponibilizam uma boa variedade de modelos (templates) de sites, mas todos são pré-definidos, sem grandes possibilidades de alterações, e que com certeza já foram utilizados por outras pessoas.
3. Porque não possui um SEO amigável
Relacionado ao design limitado, os sites gratuitos apresentam um outro problema: o SEO. Como as plataformas se preocupam apenas em disponibilizar uma grande quantidade de modelos, esses templates são desenvolvidos em um formato de código padrão que não é otimizado para os buscadores.
Ou seja: por mais que tudo pareça visualmente bonito, os motores de buscas (como o Google, por exemplo) não conseguem decifrar o que significa cada parte do código. E se eles não fazem essa leitura, seu site não é indexado e não aparece nos resultados das pesquisas.
4. Porque não é responsivo
Cada vez mais usuários têm acessado a internet através de celulares, smartphones e tablets. Logo, criar um site exige também a preocupação de como ele aparecerá nesses dispositivos móveis. Já comentamos anteriormente aqui no blog como um design responsivo (adaptado para todos esses equipamentos) impacta diretamente no desempenho do seu site.
Algumas plataformas gratuitas não possuem a responsividade como opção. Outras exigem que você mesmo refaça todo o layout para se adequar a outros dispositivos. E se o seu site não oferecer uma boa experiência para o seu possível cliente, dificilmente ele voltará a acessar o seu endereço.
5. Porque é poluído com anúncios
Nenhuma empresa se sustenta sem dinheiro. Se o sistema que você escolheu não cobra pelos serviços, provavelmente vende espaços dos sites publicados para anunciantes dos mais diversos tipos.
Isso faz com que o endereço fique poluído com informações e demore para carregar, atrapalhando a navegação do usuário. Quando um indivíduo pesquisa pela sua marca, quer encontrar informações sobre os seus produtos/serviços, não propagandas.
6. Porque não tem suporte técnico
Mesmo que você insista e sobreviva a todo o processo de criação de um site gratuito, problemas acontecem. Seu site pode ser invadido, sair do ar ou você pode ter dificuldades para acessar sua conta.
As plataformas gratuitas não dispõem de qualquer tipo de manutenção ou ajuda nesses casos. Liberam apenas uma página com as principais dúvidas e respostas, ou um e-mail para contato, muitas vezes em inglês. Esqueça a alternativa de poder tirar suas dúvidas diretamente com um atendente técnico.
E como escolher a melhor empresa para a criação de um site?
Agora que você já sabe os motivos porque não deve criar um site gratuito, é hora de escolher uma empresa para criar o seu endereço. O melhor é sempre avaliar quais delas têm o melhor custo-benefício. Analise quais são os profissionais envolvidos, como funcionam os processos e que tipo de assistência elas oferecem.
Ao contrário do que muitos empresários acreditam, esse investimento não precisa ser caro e garante bons resultados a longo prazo. A Superbiz, por exemplo, possui planos de criação de sites por a partir de R$99,90/mês. Todos com hospedagem, design responsivo e suporte inclusos. 😉
Ficou com alguma dúvida? Converse com um de nossos atendentes através deste link!