O que é o serviço de hospedagem de sites?

Funcionamento dos servidores no serviço de hospedagem de sites. | O que é hospedagem de sites? - Superbiz

Depois de decidir o nome e a melhor plataforma para a criação do seu site, chegou a hora de escolher sua hospedagem, ou seja, de que forma os arquivos do site estarão disponíveis na internet e qual será o servidor responsável por manter todas as informações no ar. Mas antes, é preciso entender o que é uma hospedagem de site, como ela funciona e quais recursos devem ser analisados para essa decisão.

O que é e como funciona a hospedagem de um site?

Hospedar um site é alugar um local na internet para publicar os arquivos que fazem parte dele (textos, fotos e etc.). Ao contrário do domínio, que se refere somente ao nome, a hospedagem é um espaço disponibilizado pelo servidor.

Quando você contrata uma hospedagem, o fornecedor cede um lugar seguro em um servidor próprio para armazenar o seu site. O servidor é um computador de alto desempenho exclusivo para essa função.

Dessa forma, os navegadores conseguem ler todas as informações de forma rápida, garantindo o funcionamento do site em tempo integral.

Quais são os principais recursos de uma hospedagem?

Para contemplar os mais diversos tipo de sites da internet, existem vários tipos de hospedagem com diferentes características e recursos. Alguns deles são primordiais para o funcionamento do seu endereço e fazem a diferença na escolha, como por exemplo:

Armazenamento

É o espaço ocupado no disco que limita a quantidade de conteúdo a ser armazenado dentro do servidor. Assim, antes de contratar uma empresa para isso, é importante entender qual a finalidade do seu site e os tamanhos dos arquivos disponibilizados nele.

Transferência e tráfego de dados

Sempre que você quiser inserir novos conteúdos no site, é preciso enviar esses arquivos ao servidor através de uma transferência. Esse recurso é conhecido como FTP ou Protocolo de Transferência de Arquivos. Da mesma forma, é utilizado quando os usuários fazem o download de arquivos do seu site.

Os fornecedores de hospedagem limitam o tráfego, ou seja, a quantidade de dados que podem ser transferidos por mês. Por isso, ao contratar o serviço, é bom ficar atento a isso e verificar se os planos oferecidos realmente atendem suas necessidades.

Painel de Controle

Esse sistema de gerenciamento atua com a finalidade de administrar o site e acessar todos os recursos disponíveis de maneira fácil e intuitiva.

No painel de controle, é possível coordenar e-mails e domínios; alterar senhas; visualizar estatísticas; instalar aplicativos; e realizar muitas outras atividades, mesmo que você não tenha conhecimentos em programação.

Contas de e-mail

Em muitas hospedagens, o serviço de criação e gerenciamento de e-mails personalizados a partir do seu domínio é gratuito. Além de facilitar a comunicação com a sua empresa, um e-mail corporativo gera muito mais credibilidade para os seus clientes.

No entanto, não se esqueça de “limpar” a caixa de entrada constantemente, pois os e-mails também contam no espaço em disco.

Qual o tipo de hospedagem ideal para o meu site?

Como explicamos anteriormente, antes de decidir o tipo de hospedagem é essencial conhecer o seu site e saber qual é a sua necessidade. As opções mais conhecidas são as seguintes:

Hospedagem compartilhada

Essa opção é a mais utilizada devido ao seu custo-benefício: no geral, é fácil de administrar e é conhecida como uma opção barata. É indicada para sites e blogs de empresas de pequeno e médio porte.

Hospedagem dedicada

Já a hospedagem dedicada oferece controle total de personalizações, desempenho e mais. Essa modalidade é indicada para sites que possuem um alto volume de visitas e demandam alta performance (como sites de leilões, por exemplo, que precisam ser atualizados de forma rápida e automática) e sites de grandes empresas.

Esperamos que este artigo ajude você a entender sobre hospedagem e como escolher o melhor tipo para o seu site. Ficou com alguma dúvida? É só falar com a equipe Superbiz!

Deixe uma resposta