Aprenda a diferenciar mídias sociais e redes sociais e saiba como escolher os melhores canais de divulgação da sua marca
Com certeza você conhece e já utilizou os termos redes sociais e mídias sociais. Afinal, ambos estão sempre presentes no nosso cotidiano virtual. No entanto, apesar de serem parecidas e usadas muitas vezes como sinônimos, as duas expressões não têm o mesmo significado.
Enquanto uma está relacionada à divulgação de conteúdos produzidos por internautas, a outra tem como principal objetivo conectar e fazer com que as pessoas interajam na web.
É por isso que entender os conceitos de redes e mídias sociais é fundamental para qualquer empreendedor, principalmente se você está em dúvida sobre qual canal será mais eficiente para divulgar a sua empresa. Sendo assim, listamos as principais diferenças e especificações de cada uma neste post.
Mídias Sociais
As mídias sociais representam canais ou ferramentas de compartilhamento de conteúdo. Sejam eles textos, imagens, vídeos e arquivos criados e disseminados por pessoas. Ou seja: mídia social é qualquer ambiente online onde compartilhamos informações e podemos ter algum tipo de relação com outras pessoas.
Não existem limites de formatos ou tipos de materiais, visto que qualquer integrante consegue postar novas coisas a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo. A comunicação nesses canais eventualmente se dá em opiniões, comentários, críticas e trocas de conhecimentos entre os usuários.
Os blogs, por exemplo, têm como principal recurso a divulgação de conteúdos e espaços para interação com e entre os leitores (comentários). Assim como eles, o Instagram, YouTube e Pinterest também são considerados mídias sociais.
Redes Sociais
Ao contrário do que muitos acreditam, o conceito de rede social existe desde o início da humanidade. Aliás, desde quando os homens começaram a formar grupos para unir forças e discutir assuntos afins, criando redes de relacionamentos.
Anteriormente limitados pelas barreiras geográficas, hoje, com a internet, esses grupos alcançam facilmente pessoas do mundo inteiro. Sua principal característica é reunir indivíduos com certos níveis de relação ou interesses em comum, multiplicando o poder individual.
Outro ponto importante é que toda rede social é uma mídia social. No fim das contas, mesmo focadas na interação, as redes sociais permitem o compartilhamento de informações.
Caso fique na dúvida se um determinado canal é uma rede ou uma mídia social, basta pensar no propósito dele. Se ele for voltado para o contato entre os usuários, é uma rede social; se for direcionado para a propagação de conteúdos, é uma mídia social. O que define sua classificação é a sua finalidade principal.
Um exemplo disso é o YouTube. A plataforma, criada em 2005, nasceu exclusivamente para o compartilhamento de vídeos, como uma mídia social. Depois, com o tempo, possibilitou a criação de perfis e conversas, criando também uma rede social dentro da mídia.
Mídia Social ou Rede Social: onde divulgar minha empresa?
Antes de mais nada, o primeiro passo para escolher o canal de divulgação da sua empresa é analisar o seu público-alvo e os tipos de conteúdos que serão produzidos.
Quem são as pessoas que consomem (ou que consumirão) seus produtos/serviços? Qual sua faixa etária? Elas utilizam mais ferramentas de interação ou consomem conteúdos mais “densos”? Ou os dois? Quanto aos materiais da marca, eles serão mais institucionais ou educativos?
Após responder essas perguntas, é hora de elaborar um plano estratégico com base nas redes/mídias que têm mais chances de atingir possíveis clientes. A dica de ouro é conhecer as plataformas e sempre adequar sua linguagem para cada uma.
Precisa de ajuda nesse processo? Tire suas dúvidas com a nossa equipe! 🙂